FENATRACOOP: Reunião discute ações importantes para os trabalhadores

FENATRACOOP: Reunião discute ações importantes para os trabalhadores WhatsApp Image 2024-03-04 at 17

Na última sexta-feira (01/03), aconteceu na sede da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop em Brasília, mais uma importante reunião de diretoria e do conselho que contou com a presença de representantes sindicais de todas as regiões do Brasil, trazendo à mesa importantes discussões sobre a pauta sindical e o futuro dos trabalhadores em cooperativas. A primeira ordem da pauta de discussão foi a leitura e aprovação da ata da reunião anterior, estabelecendo uma base sólida para os debates subsequentes.
Um dos pontos centrais da reunião foi a discussão do projeto de lei que tramita no Senado, o estatuto que propõe a regulamentação dos direitos trabalhistas dos trabalhadores das cooperativas. O presidente da Fenatracoop, Mauri Viana Pereira, afirmou que, apesar de não ter sido discutido com a Fenatracoop, a entidade não é contra o estatuto, e o conselho após muita discussão, aprovou a criação da lei. “Mesmo a Fenatracoop não tendo sido convidada para o debate sobre a criação do estatuto, não seremos oposição ao que vier em benefício ao trabalhador, pois nós lutamos sempre por melhores condições de trabalho, salário e regulamentação da categoria. Gostaria de enaltecer os parlamentares por essa iniciativa”, afirmou Mauri Viana.
Outra parte importante da reunião foi o debate que revalidou a portaria da Fenatracoop de 2018 que definiu sobre o custeio sindical, mantendo-a como referência para contribuições dos trabalhadores associados e sindicatos filiados. “O sistema de custeio sindical criado pela Fenatracoop se tornou referência para outras categorias e agora referendado pelo STF, é a forma mais justa e inovadora de custeio sindical”, explicou Mauri.

PROCESSO ELEITORAL
Os lideres sindicais também debateram e aprovaram o início do processo eleitoral da diretoria da Fenatracoop para o período de 2024 a 2029 já no mês de março. O processo administrativo e os trâmites legais já estão em andamento para a eleição da nova diretoria. A reunião foi de extrema importância para a categoria, delineando decisões estratégicas e apontando para um futuro de negociações e lutas pelos direitos dos trabalhadores em cooperativas.