Movimento Abril Verde luta pela saúde e segurança dos trabalhadores

Movimento Abril Verde luta pela saúde e segurança dos trabalhadores Dirigente sindical Nivair de Castro de Souza é autor do projeto de Lei Abril Verde em Palotina

Realizada anualmente, o movimento Abril Verde, visa incentivar as empresas e trabalhadores a promoverem as medidas de tratamento vigentes e estimular os hábitos de saúde e segurança. Além de conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde e segurança ocupacional. É hora de discutir o que já foi feito, refletir sobre a situação atual e propor medidas eficazes para manter a integridade dos trabalhadores.
Com a finalidade de colocar em pauta o tema das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, em 2018, o dirigente sindical do Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Palotina e Região – Sintrascoopa Nivair de Castro de Souza, assumiu uma cadeira na Câmara de Vereadores de Palotina e elaborou o projeto de Lei 005/2018 que foi deliberado e  aprovado instituindo no âmbito do município de Palotina a Campanha de Prevenção aos Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais, denominada Abril Verde.

O MOVIMENTO
Mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados (inválidos) permanentes no ambiente de trabalho no país e no mundo, o movimento Abril Verde, visa também mobilizar os órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige, nas mais diferentes esferas.
Abril foi o mês escolhido, pois se comemora no dia 7 de Abril - Dia Mundial da Saúde e dia 28 o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho, proposta pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) a todos os países membros. No Brasil, esta data começou a ser comemorada em 2005, quando foi aprovada a Lei nº 11.121, que instituiu o Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A cor verde foi escolhida por estar relacionada aos cursos da saúde; além disso, a fita verde é um símbolo da campanha. Por toda essa representatividade, o mês de abril foi escolhido para focar as discussões e aumentar a visibilidade do assunto.